segunda-feira, 13 de junho de 2011

Sou PLUS, e agora?

O que é o PLUS?

É um sistema de troca de livros. As trocas do Plus são sempre livros x créditos. Ele é assim para que a gente possa trocar com um maior número de pessoas (que daí não precisamos ter um desejado da pessoa e vice-versa). Então quando enviamos um livro, recebemos crédito, e com esse crédito podemos pedir qualquer livro disponível pelo Plus.

Como começo a trocar?

1- Clicando na última aba, "Plus", da sua página inicial no Skoob, você vai para sua página Plus. Lá você pode editar os seus livros para troca, na opção "Meus Livros". Ao lado de cada livro tem um botão "Editar para troca". Nele você pode colocar a descrição do estado do livro, uma foto e quantos créditos deseja pedir por ele (1 ou 2). Salve as alterações e o seu livro está pronto.

2- Caso você tenha algum livro que já está em negociação com outra pessoa, ou não queira trocar agora, utilize o botão "Pausar". Assim, quando você ativar a sua estante, esse livro não vai estar disponível para outros solicitarem.

3- Quando terminar de editar os livros, você deve clicar em “despausar” para começar a utilizar o sistema. Dessa forma sua estante ficará ativa e outros usuários poderão solicitar os seus livros (menos aqueles que você pausou individualmente). Você pode ativar e pausar a sua estante (e livros) a hora que quiser.


Recebi uma solicitação, o que eu faço?

Na aba Plus, você pode ver as tuas solicitações recebidas. Vai aparecer um “X novas solicitações”. Clique ali e irá aparecer a lista de pessoas que solicitaram teus livros (e qual o livro). Ali você vai ter a opção de aceitar ou recusar cada troca.

- Caso decida recusar, vai aparecer a opção de enviar a justificativa. Não é obrigatória, mas é algo educado de se fazer. Vale lembrar que cada usuário possui uma Reputação, onde constam quantas solicitações ele já recebeu, quantas enviou, quantas recusou, etc. É ruim para a Reputação ter muitas recusas. Então, quando não quiser trocar um livro, pause ele. Caso tenha esquecido, ou não tenha dado tempo, explique a situação para a pessoa que você vai fazer a recusa e, logo após, atualize o seu livro.

- Se você aceitar, a solicitação vai para a lista de solicitações recebidas e com um botão “Enviado” do lado. Quando você enviar o livro, clique naquele botão e vai aparecer um campo para digitar o código de rastreamento do livro. Quando o outro usuário receber o livro, ele vai marcar como recebido e você vai receber o crédito pela troca. No final, ambos qualificam a troca e colocam seus comentários sobre a outra pessoa (se ocorreu tudo ok, se a pessoa enviou rápido, etc).

Observação

Uma coisa que acho bom de frisar é que tem gente que chega com MUITA expectativa no Plus. Algo do tipo “vai ter todos os meus desejados disponíveis a hora que eu quiser”. Dependendo do livro, ele pode demorar um pouco para aparecer (mas geralmente, com paciência, ele aparece). Duas coisas legais de fazer é:

1. Seguir o twitter do skoob plus (http://twitter.com/#!/skoobplus). Sempre que um livro é disponibilizado para troca, o twitter atualiza. É bom ficar ligado ali (e, dependendo, ser rápido).

2. Aumentar a lista de desejados. Vai olhando a estante dos outros, conversa com umas pessoas, vai descobrindo outros livros que te interessem e colocando na lista. Se tiver alguém com o livro que você quer, mas a pessoa está com a estante pausada, conversa com a pessoa, vê se ela pretende ativar, essas coisas.

No grupo Skoob Plus (http://www.skoob.com.br/grupo/1861-skoob-plus) tem algumas conversas, debates, dúvidas sobre o Plus.

No tópico http://www.skoob.com.br/topico/mostrar/11968/ você pode postar as suas dúvidas. Antes de postar, dê uma procurada pelo grupo se a sua dúvida já não foi discutida. Questões de "quantos créditos peço por livro", "disponibilizei novo livro", "reclamações" e "sugestões" já tem tópico específico, então sempre pesquise antes de postar.

Em resumo, é isso. Abaixo temos a explicação sobre cada parte da aba Plus. Qualquer dúvida, apareça no grupo e comente :)


Outras Opções da Aba Plus:

1- "Enviadas" › aparecem as solicitações que você fez pelo Plus (para solicitar um livro pelo Plus você deve clicar em "solicitar", pode ser direto na estante de trocas de um usuário ou fazendo busca pela sua página do Plus {"buscar livro"}). Se a opção "solicitar" não aparece ou você não cpnsegue clicar, é poruqe o usuário está com a estante pausada.

2- "Recebidas" › aparecem todas as solicitações que você recebeu . Você pode cancelar uma solicitação enquanto não a aceitar, depois que você aceitar uma solicitação, o usuário que a fez pode cancelá-la a partir de três dias do pedido (Isso acontece porque alguns usuários desaparecem depois de aceitar).

3- "Meus Livros" › aparecem os livros que estão na sua estante de trocas. Clicando em "editar para a troca" você pode colocar uma foto do livro, escrever os detalhes ou defeitos do livro e alterar a quantidade de créditoa que você quer pedir por ele.

4- "Desejados" › aparecem os livros que você marcou desejado e que estão disponíveis para serem solicitados pelo Plus. Clicando em "disponível" você irá ver que está trocando esse livro.

5- "Livros Recentes" › aparecem os livros mais recentes que foram disponibilizados pelos usuários Plus.

6- "Minha Reputação" › abrindo essa opção aparecerá três abas. Em "Solicitações" aparece os status (aguardando, aceitas, canceladas ou recusadas) das solicitações que você fez ou recebeu. Em "Enviando" aparecerem as avaliações que você recebeu enviando os livros. Em "Recebendo" aparecem as avaliações que você ganhou recebendo livros.
Quando você ou quem recebeu um livro seu marca o livro como "Recebido", aparece a opção "Avaliar", nessa opção você faz um comentário e marca se a troca foi positiva, neutra ou negativa.

7- "Meu endereço" › aqui você anota seu endereço para o envio de livros.

8-
"Prêmio e Sorteios" › Nas promoções do Plus são premiados os 2 usuários que mais enviaram livros no mês corrente e mais um sorteado entre todos os usuários Plus que acessaram o sistema pelo menos uma vez no mês.

9- "Como Funciona" › essa opção tem como funciona o Plus, com imagens.

10- “Créditos disponíveis” › na frente aparece a quantidade de créditos que você tem. Você só recebe o crédito por uma troca quando ela é concluída.

11- "Precisa de mais créditos?" › é possível comprar créditos. Nessa opção, no final da página, estão escritas as regras para poder comprar.


Obrigada Renata pelos textos!

7 comentários:

  1. Muito show esta iniciativa Tami...tudo que puder fazermos para eliminarmos dúvidas é sempre bem-vindo!!!
    Vou repetir aqui o que já te disse lá: virei sua fã! :-)
    Bjkas

    ResponderExcluir
  2. Alguém sabe como cancelar um livro que eu ia enviar? Não encontro essa opção.

    ResponderExcluir
  3. Daniel, se tu já aceitou a solicitação do usuário, tem que esperar 5 dias para poder cancelar. Por isso é importante sempre confirmar se tu realmente vai poder enviar o livro antes de aceitar a solicitação.

    ResponderExcluir
  4. Poxa, muito bom essa explicação! Eu que sou novato já aprendi bem mais! Obrigado mesmo!

    ResponderExcluir
  5. Faz tanto tempo que nao fazia uma troca, que agora que recebi outra, não lembro ONDE acho o endereço da pessoa pra enviar o livro! hahaha e pior que nao encontro essa dúvida em lugar nenhum ):

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Sou nova no skoob plus, de cor amarela, e não tenho créditos ainda. Por isso que não consigo solicitar nenhum livro? E par ter créditos é só se alguém pedir o meu livro??

    ResponderExcluir