sexta-feira, 17 de junho de 2011

Como enviar livros pelo Correio

Essas dicas valem para qualquer troca de livros, seja no Plus, por fora, no Skoob ou em outros sites. São cuidados e informações básicas que quem faz esse tipo de troca deve saber.

1. Sempre envie o seu livro dentro de um saco plástico (preferencialmente dentro de um plástico bolha, que protege bem mais). Essa medida é importante porque muitas vezes os Correios não tem cuidado com os pacotes que levam, as vezes molham, rasgam, etc. Com o ato simples de enrolar o livro num plástico, esse tipo de situação é evitada. Especialmente ao enviar livros mais grossos, dê preferência pelo plástico bolha, para evitar que o livro amasse os cantos.

2. Coloque dentro de um envelope normal e deixe aberto. Muitas agências não se importam de receber os pacotes já fechados (a minha é um exemplo disso), mas é orientação dos Correios que o atendente veja o conteúdo antes (no caso do envio como Impresso). Além disso, no envio de Impresso, o envelope pode ser aberto pela ETC no meio do caminho, então é bom que o conteúdo esteja protegido.

3. Impresso: é uma modalidade de envio dos Correios que é utilizada para o envio de livros e tem o limite de 5kg. É a forma mais barata de se enviar livros, para ter uma ideia dos preços, é só olhar essa tabela dos Correios. Para enviar por esta modalidade, apenas escreva "IMPRESSO" na parte da frente do envelope.
Já vimos muitas reclamações de pessoas que chegam dizendo que na agência que eles foram, disseram que o limite era de 500g. Isso é erro da agência, que deve estar tentando enviar como Carta ao invés de Impresso. Qualquer problema, informe no site dos Correios e imprima a página oficial deles ( aqui) para mostrar ao atendente as regras certas.

4. Registro Módico: é uma opção de registro que pode ser utilizada com o Impresso (esse tipo de registro serve apenas para livros). Com ela o seu pacote recebe um código de rastreamento, e o usuário para quem você enviou pode acompanhar por onde anda o livro. Ele é realmente barato, apenas R$ 1,40. Para utilizar o registro, apenas escreva na parte da frente do envelope "Registro Módico".

5. Valor Declarado: é um tipo de seguro contra extravio e danos ao que você está enviando, e só pode ser usado se o livro for com envio registrado (o Registro Módico, por exemplo). No caso do livro ser extraviado, você receberá o valor que declarou. Também é algo realmente barato se relacionado a dor de cabeça que é o extravio de um livro. Você paga 1% do valor declarado: se declarar que o livro vale 30 reais, pagará 30 centavos. Algumas agências pedem a nota fiscal do produto para que se possa declarar o valor, mas creio que sejam minoria (para valores até 100 reais).


São coisas simples e baratas que irão proteger os seus livros, suas trocas e sua reputação. Então, usem e sempre aconselhem os outros trocadores a usar!

13 comentários:

  1. Eu irei venerar a pessoa que escreveu esse post! *-*
    Obrigada!!! Conseguiu esclarecer minhas dúvidas sobre o envio de livros pelo Correio!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa. Ajudou muito mesmo. Enviei um livro como impresso, mas deu quase o mesmo valor de carta normal. Aqui descobri que é pq o carinha lá colocou como Impresso Urgente e não |Impresso normal que é o mais barato. da próxima já sei! ^^

    ResponderExcluir
  3. Sempre levo meus envelopes lacradíssimos, só que eu faço um corte bem na lateral do envelope e deixo o nome do livro aparecendo, como está protegido em plástico, finalizo cobrindo esta parte com fita adesiva transparente (aquela bem larga), assim fica super protegido, com o nome do livro à mostra, então não tem como duvidar que seja livro.
    bjkas

    ResponderExcluir
  4. Não é possível enviar o livro dentro de uma caixa? A falta de cuidado, não só dos correios, mas das empresas de entrega em geral, é de partir o coração. D=

    ResponderExcluir
  5. Ótimo post... Simples e esclarecedor! *-*

    ResponderExcluir
  6. Eu não sabia desses impressos de até 5kgs, a atendente me informou que são 500gr (achei ela gentil porque eu ia enviar por PAC e ela me disse que assim era bem mais rápido). Na próxima já sei tenho livros maiores para serem enviados.

    Obrigada pelo post.

    ResponderExcluir
  7. Nem sei se vai ser respondido, mas vamos lá...
    Recentemente uma pessoa de Portugal solicitou participar de um Livro Viajante meu. As regras e valores pra envio, continuam os mesmos? Posso enviar como Impresso com Registro Módico?
    =*

    Isabela: http://www.skoob.com.br/usuario/213345

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente não, a abrangência do Impresso é só nacional. Enviei marcadores para outros países esses dias e enviei como "Exporta fácil" na modalidade de Documento Econômico. Só que esse não tem rastreamento, então tem que adicionar (e é uns 5 reais o rasteamento). Não sai tão barato quanto Impresso mas acho que é a melhor opção.

    ResponderExcluir
  9. Amei o post, estava com muitas duvidas mas com esse post foram esclarecidas.Muito Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Excelente postagem. Simples e esclarecedor. Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. MODO IMPRESSO: O limite de peso agora é 20kg, né? http://www.correios.com.br/para-voce/correios-de-a-a-z/impresso-normal#tab-3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Será que alguém consegue chegar nesse limite só com livros?

      Excluir
  12. Excelente artigo. Me ajudou muito. Gratidão!

    ResponderExcluir