quarta-feira, 15 de junho de 2011

Reputação

O que é?

A reputação informa como o usuário se comporta diante as trocas. Embora isso não evite fraudes nem problemas, pode ajudar você a ter mais segurança na hora de realizar uma troca.
Quando se entra na página principal da reputação do usuário, ela possui 3 abas:
"Solicitações" - mostra as informações do usuário e dois gráficos com informações sobre as trocas, como o usuário se comporta recebendo e enviando. Ali temos as estimativas de quantas solicitações o usuário aceitou, quantas recusou, quantas foram canceladas e quantas estão aguardando resposta.
"Enviando" - você tem acesso as informações de solicitações já concluídas do usuário, quando ele foi a pessoa que enviou os livros. Ali temos a listagem de livros que ele enviou, avaliações e comentários dos outros usuários sobre cada troca.
"Recebendo" - você tem acesso as informações das solicitações já concluídas do usuário, quando ele foi a pessoa que recebeu os livros. Ali temos as mesmas informações que na aba "Enviando": listagem de livros, avaliações e comentários.

Obs: sabe aquela hora que você está esperando um usuário responder a sua solicitação ou os seus recados? Pela reputação podemos ver a última data e horário que o usuário acessou o sistema. Faça bom uso dessa informação quando precisar ;)

Como saber a reputação de um usuário?

Existem duas formas:

1- Você pode ver um livro que a pessoa esteja trocando e fazer uma busca pelo Plus desse livro. Acesse a lista de pessoas que estão trocando esse livro, encontre a pessoa que você deseja, e, ao lado do perfil, aparecerá a reputação. Clique em "Ver Reputação" e será direcionado para a página inicial da Reputação.


2- Existe um link padrão pra ver isso, que é: http://www.skoob.com.br/troca/reputacao/solicitacoes/NÚMERO DO USUÁRIO
Para descobrir o número do usuário, vá na página inicial dele. O número de usuário aparece no final do endereço do skoob, no caso da Marcela é: 341362

Exemplo de como fica o link com a reputação dela: http://www.skoob.com.br/troca/reputacao/solicitacoes/341362

O que fazer para ter uma boa reputação?

Existem algumas coisas básicas que podem ser feitas para evitar uma avaliação neutra ou negativa:

Estado do Livro - Informe tudo que o livro tenha - se possui nome na primeira página, dedicatória, etiqueta de livraria/sebo, ponta amassada, pequeno rasgo na capa. Por mais bobo que você ache que seja, mostre o estado real do livro (o plus disponibiliza um espaço para isso), pois o que é bobo pra você pode não ser para o outro. Cada um tem uma percepção diferente das coisas, por isso é importante mostrar tudo e o outro decida se vai solicitar o livro assim mesmo.

Edição
- Coloque pra troca a mesma edição que você tem em casa. Existem pessoas que procuram edições específicas de cada livro, e não gostariam de receber outras. Na edição do livro, clique em "Capa / Edição" e escolha a capa igual a do livro que você possui. Caso não exista uma edição igual cadastrada no sistema, informe na descrição do livro ou cadastre a edição que você possui.

Tempo de resposta/envio - Caso você não possa enviar o livro no dia seguinte ao aceite da solicitação (ou dois dias após isso), informe ao usuário que te solicitou o livro, explicando o motivo e quando você poderá enviar. Assim que enviar, informe pelo sistema o envio e o código de rastreamento.
Caso você esteja recebendo, assim que receber o livro, informe pelo sistema. Afinal, você também será avaliado pela troca e, enquanto não confirmar o recebimento, o usuário que te enviou o livro não recebe seus créditos.

Recusa - Mantenha seus livros sempre atualizados para não precisar enviar muitas recusas, pois é algo que também aparece na sua reputação. Caso precise recusar alguma solicitação, utilize o campo "Motivo" para explicar ao outro usuário o motivo da recusa. Esse motivo não aparece (ao menos por enquanto) na sua reputação, mas, como é algo que ninguém gosta, alguns usuários mencionam as pessoas que fazem muitas recusas sem motivo. Essas pessoas acabam ficando com a reputação manchada por isso. É algo simples de ser feito e mostra educação.

Texto escrito com a ajuda da Marcela e da

Um comentário: